icone email dra kate adriany contato@geriatrakate.com.br icone telefone dra kate adriany (47) 3046-8244

Geriatra


Artigos Médicos


Hipertensão arterial no idoso

Em 24 de Mar de 2017 por Kate Adriany da Silva Santos

A hipertensão arterial descontrolada aumenta a prevalência de doenças cardiovasculares no idoso. Comprovou-se que a idade é fator de risco independente para doenças cardiovasculares como a hipertensão arterial e a aterosclerose. Entre as manifestações clínicas das doenças cardiovasculares, estão o infarto agudo do miocárdio, acidentes cerebrovasculares e doença renal crônica. Por isso, o idoso deve tratar a hipertensão arterial com o uso de medicamentos recomendados pelo médico e adotar mudanças no estilo de vida.

A terapia não medicamentosa é o tratamento inicial de escolha para as doenças metabólicas e está principalmente relacionada à mudança do estilo de vida. Essa terapia inclui: controle de peso, atividade física regular que inclua exercícios resistidos e aeróbicos, sendo o ideal 150 minutos de exercício por semana, redução na ingesta de sal, açúcares simples, álcool e gorduras.

As metas terapêuticas do tratamento da hipertensão arterial deve ser individualizada para o idoso, levando-se em consideração as várias peculiaridades dessa população etária, destacando-se a independência, expectativa de vida, suporte social, doenças associadas, número de medicações, interações medicamentosas e a tolerância individual.

Procure o seu geriatra e tire as dúvidas do anti-hipertensivo mais indicado para você e da meta de pressão arterial estipulada para a sua idade. Saiba também sobre as mudanças do estilo de vida que mais ajudam na diminuição da pressão arterial.


Imagem da Dra kate Santos

Artigo por:
Kate Adriany da Silva Santos

Geriatra graduada pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é Médica Afiliada do Serviço de Dor e Doenças Osteoarticulares da Disciplina de Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP/EPM e atende em Consultório particular em Balneário Camboriú e Itajaí- SC.




< Voltar para ArtigosIcone da

desenvolvido por: Logo Nova Era Web