icone email dra kate adriany contato@geriatrakate.com.br icone telefone dra kate adriany (47) 3046-8244

Geriatra


Artigos Médicos


Depressão nos idosos

Em 25/06/2017 por Kate Adriany da Silva Santos

A depressão é um problema de saúde pública que afeta cerca de 154 milhões de pessoas mundialmente, e os idosos enquadram-se neste contexto com um percentual de 15% de prevalência para algum sintoma depressivo, o que requer uma atenção especial e ações de prevenção e cuidado para tal população.
No idoso, a depressão está associada a maior risco de demência de Alzheimer e demência vascular, maior dependência funcional e aumento da mortalidade. A presença de sintomas ansiosos em idosos deprimidos associa-se com ideação suicida mais frequente, sintomatologia depressiva mais grave e interação social mais prejudicada, bem como, desfecho mais pobre no tratamento medicamentoso.
A depressão pode se manifestar em qualquer idade. Tristeza crônica, choros fácil e falta de prazer nas atividades são alguns dos sintomas nos adultos. Nos idosos, a doença pode aparecer de forma diferente. Quando o idoso apresenta quadro depressivo, observa-se redução na atenção, diminuição no apetite, alteração do sono, pensamentos negativos, aumento de queixas física como dor ou sensações vagas de mal estar ou até mesmo confusão mental. O doente reclama de fadiga, irritabilidade e indisposição de fazer qualquer atividade.
O reconhecimento da depressão no idoso muitas vezes é difícil. Existe a ideia de que a depressão é um fato "normal" na velhice. Isto é um equívoco, a tristeza constante não deve ser considerada algo natural ao envelhecimento. Ressalta-se a importância dos familiares em reconhecerem os sintomas da doença. Quanto mais rápido for o diagnóstico, mais eficiente será o tratamento, o que se pode incluir atividades físicas, psicoterapia e tratamento medicamentoso.
Procure um geriatra para detecção e tratamento precoce desta doença que traz tanto impacto negativo no envelhecimento!


Imagem da Dra kate Santos

Artigo por:
Kate Adriany da Silva Santos

Geriatra graduada pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é Médica Afiliada do Serviço de Dor e Doenças Osteoarticulares da Disciplina de Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP/EPM e atende em Consultório particular em Balneário Camboriú e Itajaí- SC.




< Voltar para ArtigosIcone da

desenvolvido por: Logo Nova Era Web